quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é Glúten?


O GLÚTEN

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.


A Doença Celíaca de hoje

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.


RECOMENDAÇÕES PARA PREPARAR ALIMENTOS
SEM GLÚTEN:

Os portadores de doença celíaca têm intolerância ao glúten, proteína que está presente no trigo, no centeio, na cevada, no malte e na aveia. Essa sensibilidade ocorre mesmo quando o celíaco ingere uma quantidade mínima de glúten. Portanto para preparar alimentos para celíacos, é preciso muito cuidado em todas as etapas da preparação, começando na compra dos ingredientes, passando pela sua execução e conservação, e finalizando com seu aquecimento. Seguindo as recomendações abaixo, você estará preparando um alimento apropriado para ser consumido por um celíaco:

EM CASA
Os produtos que se consome com pães como manteiga, requeijão, doces, etc, devem ser de uso exclusivo do celíaco.
A família e os amigos devem ser esclarecidos sobre o problema e ajudar para que o celíaco consuma seus alimentos com toda a segurança, livre de contaminação.

NUNCA USE AS FARINHAS PROIBIDAS - CONTÉM GLÚTEN:
Trigo branco ou integral, centeio, cevada, malte, aveia, rosca, trigo para kibe, semolina de trigo.

USE SOMENTE AS FARINHAS PERMITIDAS QUE NÃO CONTÉM GLÚTEN:
Creme ou farinha de arroz branco ou integral, fécula de batata, polvilho doce ou azedo, fécula de mandioca, fubá, farinha de milho, farinha de mandioca, maizena, fécula de milho, farinha de soja, semolina de milho.
Informe-se junto ao fornecedor de farinhas se estas estão sendo processadas em moinho exclusivo e armazenadas em depósito separado das farinhas com glúten.

SELECIONE COM CUIDADO OS INGREDIENTES  SEM  GLÚTEN:
Utilize sempre produtos frescos, embalados na fábrica, leia com atenção os rótulos dos produtos industrializados  e não utilize o produto se o mesmo tiver pelo menos uma das seguintes inscrições: contém glúten, trigo, aveia, centeio, malte, cevada, amido ou amido modificado, extrato de malte, xarope de malte, proteína vegetal texturizada ou hidrolizada.
Em caso de dúvida, ligue para o fabricante, pergunte a composição do produto e confirme ou não a isenção de glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário