terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicionário dos Rótulos




Fazer opções saudáveis e nutritivas é essencial, mas o que quer dizer nos rótulos, aquelas letrinhas minúsculas que muitas vezes não entendemos? Vamos descobrir o que está por trás da formulação dos produtos. Estarei publicando aos poucos, para não ficar muito extenso.

ACIDULANTES - substâncias que promovem a acidez do alimento.

AÇÚCAR OU SACAROSE - importante fonte de energia. É a junção de dois monossacarídeos: a glicose e a frutose. Um produto sem açúcar não contém sacarose, mas pode possuir edulcorantes ou outros tipos de açúcares como o mel, o xarope de milho e a glicose, entre outros.

ADITIVOS - impedem alterações no alimento e mantêm seu estado fisiológico geral. Também são usados para dar o aroma, a cor e o sabor aos mais diversos produtos. São substâncias que contêm ou não valor nutritivo, conhecidas desenvolvicomo: estabilizantes, corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, espessantes, edulcorantes, umectantes, antiumectantes e acidulantes.

ADOÇANTES - substâncias que adoçam. Dividem-se em dois grupos: os naturais, que são sacarose, frutose, glicose, entre outros, e os sintéticos, como sacarina, ciclamato, aspartame, sucralose, acesulfame-k, entre outros.

ANTIOXIDANTES - são os elementos que impedem a formação de radicais livres no alimento.

ANTIUMECTANTES - reduzem a umidade do produto.

AROMATIZANTES - responsáveis por conferir aroma e sabor aos alimentos e bebidas.

BAIXA CALORIA - usada quando o alimento possui no máximo 40kcal/100g (sólidos) ou 20kcal/100ml (líquidos).

BAIXÍSSIMO TEOR DE SÓDIO (ou muito baixo teor de sódio) - expressão destinada aos alimentos com no máximo 40mg de sódio/100g ou 100ml.

BAIXO COLESTEROL - o termo é usado para indicar que o alimento tem no máximo 20mg de colesterol/100g (sólidos) ou 10mg de colesterol/100ml (líquidos) e máximo de 1,5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 0,75g de gordura saturada/100ml (líquidos).

BAIXO TEOR DE GORDURA - aparece no rótulo dos produtos que têm no máximo 3g de gorduras/100g (sólidos) ou 1,5 de gorduras/100ml (líquidos).

BAIXO TEOR DE GORDURA SATURADA - expressão utilizada quando o alimento possui no máximo 1,5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 0,75g de gordura saturada/100ml (líquidos).

BAIXO TEOR DE SÓDIO - os alimentos que têm essa informação em suas embalagens possuem no máximo 120mg de sódio/100g ou 100ml.

CÁLCIO - mantém a estrutura do corpo, ossos e dentes, além de prevenir a osteoporose e o raquitismo. As necessidades variam de acordo com a idade. Os adultos, em geral, precisam de 1g por dia. É importante lembrar que a vitamina D ajuda na sua absorção.

CARBOIDRATOS - são responsáveis por fornecer energia para o corpo, ajudando no crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Os carboidratos são divididos em: monossacarídeos (glicose, galactose, frutose), dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose) e polissacarídeos (amido e glicogênio). Os dois primeiros são considerados açúcares simples, por serem mais facilmente digeridos que os polissacarídeos. Os simples são o mel, o açúcar de mesa, das frutas e do leite e fazem parte dos complexos os pães, as massas e os cereais.

COLESTEROL - deve-se limitar seu consumo máximo diário a 300 mg, recomendado para adultos de altura e peso médios. O colesterol está presente em alimentos de origem animal, como fígado e outras vísceras, gema de ovo e gordura de alimentos derivados do leite. É formado principalmente por gorduras saturadas. Quanto mais elevada a concentração de colesterol no sangue, maior será seu acúmulo nas paredes das artérias, provocando seu entupimento, que é chamado de aterosclerose, o grande responsável pelo infarto e derrame cerebral.

CONSERVANTES OU CONSERVADORES - são substâncias que impedem as alterações que ocorrem no alimento causadas por microorganismos.

CORANTES - responsáveis por dar cor aos alimentos

DIET - qualquer alimento recebe essa denominação quando não tem adição de algum componente em sua formulação. Normalmente é o açúcar, mas também pode ser o sal. No entanto, isso não quer dizer necessariamente que possuem calorias reduzidas. Um chocolate diet, por exemplo, é indicado para um diabético, pois não contém açúcar. Porém, pode ter o mesmo tanto ou mais de calorias de um chocolate comum.

EDULCORANTES - conhecidos como adoçantes, dão o sabor doce ao alimento.

ESPESSANTES - elementos que deixam os líquidos mais viscosos.

ESTABILIZANTES - substâncias aplicadas para manter a uniformidade e homogeneidade do produto, deixando- o mais viscoso. Sem contar que esses aditivos previnem a formação de cristais que comprometem a consistência.

FERRO - além de transportar o oxigênio até as células, atua também na fabricação de células vermelhas do sangue.

FIBRA ALIMENTAR - componente presente em alimentos de origem vegetal. Contribuem para a diminuição do risco de doenças do coração, câncer de intestino, diabetes, hemorróidas, entre outros problemas. As fibras ainda ajudam a eliminar o colesterol, além de regularem o funcionamento dos intestinos.

GLÚTEN - proteína encontrada no centeio, trigo, aveia, malte e cevada. Entre os vários aminoácidos que compõem o glúten, a gliadina é a mais tóxica. Mesmo a menor quantidade é prejudicial a quem tem intolerância ao glúten, os chamados celíacos.

GORDURAS INSATURADAS - são as que não prejudicam as artérias. Pelo contrário, ajudam a combater o colesterol ruim. São divididas em: monoinsaturadas e poliinsaturadas. O ideal é que as insaturadas representem mais de 20% das gorduras consumidas.

GORDURAS MONOINSATURADAS - não promovem o aumento do colesterol e protegem o coração.

GORDURAS POLIINSATURADAS - também não elevam o colesterol ruim.

GORDURAS SATURADAS - são as grandes vilãs da alimentação, pois aumentam o nível de colesterol ruim no sangue, elevando os riscos de problemas cardíacos.

GORDURAS TOTAIS - é o somatório das gorduras presentes no produto, ou seja, as saturadas, as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Alguns rótulos apresentam as informações separadamente.

GORDURA TRANS - muito usadas pela indústria dos alimentos, no primeiro estágio, são líquidas e pertencem às gorduras poliinsaturadas. Porém, para obter consistência sólida são submetidas a processos químicos que injetam hidrogênio em alta pressão, transformando-as em gorduras trans. São mais perigosas que as saturadas - além de aumentarem o colesterol ruim, reduzem cerca de 20% o colesterol bom. É provável que alimentos que tenham gordura vegetal e óleo vegetal hidrogenado em suas formulações possuam as trans.

LACTOSE - é o açúcar do leite, por isso é encontrada apenas nesse alimento e em seus derivados. Faz parte da família dos carboidratos. Cada molécula de lactose é formada por dois açúcares simples: glicose e galactose. Para ser absorvida e utilizada pelo corpo como fonte de energia, precisa ser hidrolisada pela enzima lactase, encontrada no intestino delgado. Quando essa enzima tem menor atividade, parte da lactose não é digerida, sendo fermentada pelas bactérias do intestino grosso, caracterizando o quadro conhecido por intolerância à  lactose.
Fonte: Revista Viva e Saúde Edição 15- julho/2005

LIGHT - essa denominação indica que o alimento tem redução de, no mínimo, 25% em um de seus componentes, geralmente gordura ou açúcar. No rótulo, encontra-se também uma tabela comparativa entre o produto light e sua versão comum. Ter menos calorias, porém, não significa que o alimento seja saudável ou nutritivo. Para isso o melhor é comparar os demais nutrientes da formulação.

LIGHT EM SAL (ou Light em sódio) - expressão que avisa que o alimento atende ao atributo 'baixo teor de sódio' ou tem o teor de sódio reduzido em pelo menos 25% em relação ao produto convencional.

MACRONUTRIENTES - são os nutrientes que conferem os valores de energia aos alimentos. Eles são divididos em três: carboidratos, proteínas e gorduras.

NÃO CALÓRICO (ou não contém calorias ou sem calorias ou livre de calorias) - essa expressão é utilizada nos tipos de alimentos que possuem no máximo 4 kcal/100ml ou 100g.

NÃO CONTÉM COLESTEROL - nenhum produto feito exclusivamente com óleos vegetais contém colesterol. Isso porque suas composições não levam ingredientes de origem animal como leite, ovos ou manteiga. Atenção: mesmo sem colesterol o alimento pode conter gordura.

PROTEÍNAS - fornecem energia, mas a principal função é atuar na construção dos órgãos, tecidos e células.

SEM AÇÚCAR -expressão utilizada quando o alimento possui no máximo 0,5g de açúcar/100g ou 100ml.

SEM GORDURA - para usar esse termo, o alimento tem no máximo 0,5g de gorduras/100g ou 100ml.

SEM SAL (ou sem sódio) - essas palavras encontramse nas embalagens de alimentos que possuem no máximo 5mg de sódio/100g ou 100ml.

SÓDIO - é o sal. Seu consumo deve ser limitado a 6g por dia, no máximo. O excesso pode causar hipertensão.
Fonte: Revista Viva e Saúde Edição 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário