sábado, 2 de abril de 2011

Anemia, acabe com esse mal.

Por ser muitas vezes assintomática,  essa deficiência nutricional pode levar meses e até anos para ser descoberta. Veja o que é preciso observar no próprio corpo para evitar complicações mais sérias.



Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) são alarmantes: cerca de 1/3 da população mundial sofre com a anemia, considerada a deficiência nutricional mais comum em nossos tempos.
Ela causa a redução da concentração de hemoglobina no sangue, uma proteína cuja função primordial no organismo é transportar oxigênio.
Unhas planas, quebradiças ou em forma de colher e cabelos excessivamente frágeis podem indicar um quadro de anemia por falta de ferro.
Como consequência, o indivíduo que sofre de anemia por deficiência de ferro - existem também as provocadas pela falta de vitamina B12 e ácido fólico, que são mais raras - tende a sentir-se constantemente cansado, fraco, sofre com dores de cabeça, e, em casos mais graves, pode chegar a perceber uma significativa redução nas suas habilidades cognitivas e psicomotoras.
Nas crianças, um dos sintomas mais comuns é o atraso no crescimento.
O grande perigo é que, em muitos casos, essas mudanças físicas ocorrem de maneira lenta e gradual e não é raro que pacientes demorem meses e até mesmo anos para buscar ajuda especializada.

Panela de ferro funciona?
Cozinhar nesse tipo de panela, costume das famílias de antigamente, pode ser uma maneira interessante de prevenir e evitar que se agravem os quadros de anemia.
A receita do tempo das nossas avós realmente funciona. Para se ter uma idéia, a quantidade de ferro em 100 g de molho de tomate cozido em travessa de vidro é de 3 mg.
Porém,  se o molho for feito na panela de ferro, o valor sobe para 87 mg.



Atenção: mulheres e crianças

Mulheres em período reprodutivo, particularmente na gestação, e crianças nos primeiros anos de vida estão mais suscetíveis a desenvolver quadros de anemia por falta de ferro.
Nas mulheres férteis, são as perdas durante o período menstrual que contribuem para aumentar os riscos.
Já na gravidez é o desenvolvimento do feto que pode aumentar o uso das reservas da mãe, deixando-a mais  fragilizada.
Por esse motivo, é normal que, durante o pré-natal, elas recebam uma suplementação para repor o ferro perdido.
Nas crianças, o crescimento acelerado é o responsável pelo uso de grande quantidade desse mineral pelo organismo.

Diminua os riscos

O prato tradicional do brasileiro, composto de arroz,  feijão e um tipo de carne, está sendo cada vez mais substituído por alimentos industrializados e sanduíches de fast-food. Esses últimos, apesar de oferecerem elevado aporte energético, nem sempre garantem as quantidades necessárias de nutrientes. Com o passar do tempo, essa mudança de cardápio pode agravar as carências de substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro.
Outro erro bastante comum é a combinação inadequada de alimentos durante as refeições.
O bom e velho cafezinho, quando consumido logo após o almoço ou o jantar, pode se transformar num vilão e tanto.
Bebidas como café, chá, achocolatado e vinho, por serem ricos em compostos fenólicos, polifenóis e fosfatos, podem retardar a absorção do ferro pelo organismo.
O leite e seus derivados, por conterem grande quantidade de cálcio, também podem inibir o aproveitamento do ferro pelo organismo, quando ingeridos nas refeições principais.
No outro extremo estão os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas e os vegetais escuros. Consumidos durante o almoço ou o jantar, ou logo depois deles, são capazes de potencializar o aproveitamento desse mineral tão importante para o funcionamento do nosso corpo.
A vitamina C pode aumentar em até três vezes a absorção do ferro.  Encher o prato de verduras ou terminar suas refeições com uma boa salada de frutas é uma medida preventiva para evitar a deficiência do nutriente.
Uma maneira bastante eficiente de evitar ou tratar o problema é incluir alimentos ricos em ferro na dieta diária. São eles: fígado, rim, coração, carnes vermelhas, de aves ou de peixes, ostras, mariscos, gema de ovo, frutas secas, melaço, pães integrais e enriquecidos, (neste caso, use a farrinha de beterraba) vinhos, e feijão.

COMA PARA SE RECUPERAR

* Frutas secas são ricas em ferro e uma excelente pedida para os intervalos entre as refeições principais. consuma  dois ou três damascos ou figos secos a cada lanche ou, ainda, uma xícara
(café) de uvas-passas brancas e pretas.almoço e jantar
* É recomendado consumir carne vermelha todos os dias, nas duas refeições principais. Embora todos os tipos de carne contenham uma quantidade considerável de ferro, a vermelha é, de todas elas, a campeã nesse nutriente. Uma porção (bife com 100 g) no almoço e no jantar é suficiente.
* Inclua um prato de sobremesa de folhas verdes escuras, como espinafre e couve, nas duas refeições.
* Prefira sucos de frutas cítricas para acompanhar: de laranja, acerola, limão ou abacaxi.
* Consuma pelo menos 2  colheres (sopa) de feijão. O preto contém ainda mais ferro que o carioca.
* Substitua o arroz branco pelo integral. Além de mais saudável, ele tem uma porcentagem maior desse mineral na sua composição.
Fonte: revista viva saúde edição 71-2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário