sexta-feira, 22 de abril de 2011

ACUPUNTURA


Busquei o tratamento com a acupuntura por ser uma terapia  natural, pois sou avessa a remédios. Sofria muito de enxaqueca, tive crises de síndrome de pânico e era  muito ansiosa. Há cerca de 3 anos sou  adepta a esta medicina oriental que é tão milagrosa. Logo nas primeiras sessões já pude ver o resultado e  se fico muito tempo longe,  já me faz falta. Incrível como a acupuntura me faz bem, o alívio que sinto quando todas as agulhas são colocadas é simplesmente indescritível. Só quem já fez, sabe. Para mim, é como se estivesse saindo de uma aula de yoga, fico completamente zen e renovada para a semana.  Hoje posso dizer que estou livre da enxaqueca, a ansiedade diminuiu e o pânico está controlado. Se você também quer  render-se a esta terapia, lembre-se sempre de procurar um ótimo profissíonal, para que os resultados sejam alcançados. Aqui em joinville indico a clínica Suzuki( Dr Suzuki.).



Há cinco mil anos os chineses utilizam a acupuntura para a manutenção da saúde e tratamento de distúrbios energéticos que levam ao desencadeamento das doenças orgânicas. Hoje já sabemos que a acupuntura é indicada principalmente para a pessoa se manter saudável, tendo como objetivo principal a prevenção das doenças.
Posteriormente descobriu-se que, através da estimulação de pontos específicos, a técnica poderia também ser utilizada para tratamento de patologias, desequilíbrios e desarmonias do corpo humano.
 A acupuntura é um sistema que pode influenciar basicamente 3 áreas de cuidados com saúde:
1. Promoção da saúde e bem estar;
2. Prevenção de doenças e
3. Tratamento de várias situações de saúde
Embora muitas pessoas associem acupuntura com controle da dor, e ela é realmente muito efetiva nesses casos, existem muitas outras doenças em que ela pode agir, como por exemplo:
" Desordens do sistema digestivo, como prisão de ventre, diarreia, gastrite;
" Desordens do sistema respiratório, como sinusite, asma, bronquite, infecções repetitivas;
" Desordens musculares e neurológicas, como dores de cabeça, dor na nuca, dor nas costas, ciática, várias formas de tendinite entre outros transtornos;
A acupuntura é particularmente útil em transtornos orgânicos relacionados à tensão emocional e ao estresse.
É uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, Sendo um método que estimula o próprio organismo a promover e equilibrar suas funções e também a melhorar seu funcionamento.
Como a acupuntura funciona?
Existem duas explicações: a clássica chinesa e a científica moderna.

A explicação chinesa tradicional é a de que existem canais de energia que seguem caminhos pelo corpo. Esses canais, chamados de meridianos, seriam como rios que vão fluindo pelo corpo para irrigar e nutrir os tecidos. Uma obstrução no movimento desses rios atuaria como se fosse uma represa, que retira água de certas regiões e concentra em outras, desequilibrando o sistema. Esses canais, os meridianos, seriam pela teoria chinesa influenciados pela inserção das agulhas em pontos específicos.
Já a explicação científica, contemporânea e baseada em estudos científicos controlados, é a de que a acupuntura atua diretamente no sistema nervoso, liberando substâncias químicas locais e à distância, incluindo o próprio cérebro. Já está comprovado que esses transmissores químicos conseguem influenciar o modo como o organismo reequilibra a sua química, promovendo a normalidade de funcionamento.
O resultado final é que a acupuntura estimula as habilidades curativas naturais do organismo, promovendo o bem estar físico e emocional.
 O sistema nervoso é estimulado, substâncias químicas e hormônios são liberados e como conseqüência a saúde e o bem estar acontecem.


                                          

Como posso auxiliar no tratamento?

  • Evite refeições pesadas imediatamente antes e imediatamente depois do tratamento.
  • Evite consumir bebidas alcoólicas, fazer exercícios extenuantes nas 6 horas antes e depois do tratamento.
  • Especialmente no início do tratamento, tente planejar suas atividades de modo a conseguir algum tempo de descanso depois das sessões, ou pelo menos não realizar trabalho que exija muito.
  • Continue tomando normalmente sua medicação prescrita por outros médicos, não esquecendo de anotar e comunicar quais são.
Fonte:http://www.melhorviverbem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário