sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nutrição e Saúde

Comida Saudável x Crianças



Veja como estimular seu filho a ter hábitos alimentares saudáveis.

Crianças não amam abobrinha e dificilmente pedirão para comer berinjela. Por outro lado, podem se sentir motivadas a comer qualquer tipo de alimento quando a refeição vier acompanhada de diversão e prazer. É por isso que, em vez de se desesperar e tentar obrigar os pequenos a comerem um prato de legumes cozidos, as mães devem transformar os vegetais e as frutas em algo atraente.

Um dos jeitos mais fáceis de fazer isso é aproveitar as cores vivas e as formas variadas dos vegetais para montar pratos divertidos. Como desenhar o rosto de um palhaço, com boca de vagem, nariz de tomate, olhos de feijão e cabelos de macarrão, por exemplo. Ou então usar os cortadores de biscoito em forma de estrela ou lua para criar sanduíches diferentes e com recheio colorido.



Dar para a criança talheres, pratos e jogos americanos cheios de desenhos e em cores vivas também ajuda a tornar o momento da refeição mais interessante, mesmo que no prato azul-turquesa seja colocado um pouquinho de arroz com feijão.

Outra ideia bastante eficiente é envolver a criança em todo o processo da refeição, levando-a na feira, dando a opção de escolher qual fruta ou verdura quer comprar e deixando pegar e conhecer cada uma das variedades selecionadas. Na hora de preparar o almoço, chame a criança para ajudá-la, dê a ela um chapéu de cozinheiro ou um avental e peça para polvilhar o queijo sobre o macarrão, espalhar o molho de tomate sobre a pizza, fazer bolinhas com a massa do pão ( sem glúten) ou despejar o temperinho verde sobre o arroz.

Deixar a criança manipular os alimentos sempre que possível é outro incentivo maravilhoso. Além de conhecerem o mundo pelo tato, as crianças adoram essa meleca! Assim, na hora do lanche, dê a seu filho pedaços de frutas e um iogurte e tenha coragem de deixá-lo usar as mãos para comer.



Por fim, e o mais importante, dê exemplo! Coma frutas e verduras na frente do seu filho. As crianças copiam tudo o que os pais fazem.

Detalhes importantes

– Se o seu filho disser que não gosta de abacate ou couve, respeite-o e lembre-se que você também não suporta alguns alimentos. Mas não deixe de oferecer esses sabores rejeitados. A criança precisa experimentar várias vezes o mesmo alimento até gostar dele.

– Crianças se satisfazem com pequenas porções. Por isso, não coloque muita comida no prato. Melhor é dar pequenas quantidades de comida a cada três horas do que forçá-la a limpar um prato cheio de uma só vez.

– Não misture os alimentos, como num arroz com legumes. O melhor é servir porçõezinhas de cada item para que a criança possa identificar o sabor e a textura de cada um.

– Se a criança se recusar a comer no almoço, ela vai reclamar de fome mais tarde. Quando isso acontecer, não ofereça um lanche, mas, sim, o prato de comida recusado anteriormente.

– Sucos e frutas em geral podem virar sobremesas deliciosas e atraentes, como sorvetes, musses, gelatinas e saladas de frutas. Explore essa vasta gama de possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário