terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolachas enfeitadas


Sempre que vamos ao mercado, evito passar pelo corredor de biscoitos com meu filho, pois sei que ele vai ficar com vontade de provar. Certo dia, ele viu umas bolachinhas coloridas nas gôndolas em uma mercearia, e logo pediu. O impressionante é que ainda não encontramos essas bolachinhas para comprar por aqui sem glúten, então resolvi faze-las. A receita da massa, consegui com a Sandra na comunidade Viva Sem Glúten. É muito fácil  prepará-las, fica macia e muito saborosa.
A grande diversão é faze-las com as próprias crianças!

 ingredientes:
1 ovo
3 colheres cheias de margarina
4colheres de sopa de açucar
1/2 xicara de maisena
2 xicara de farinha de arroz
1 colher de chá de liga neutra
1 colher de sopa de pó royal.

Modo de preparo:
misture o ovo, o açúcar e a margarina, depois a parte seca e amasse bem. Abra a massa com um rolo e corte em  formatos de sua preferência. Usei cortadores de biscoitos encontrados em artigos para festa, (aqui em joinville tem na Docelândia, chocante e Piter pan). forre a forma com papel manteiga, para não grudar e leve ao forno médio por 25 min ou até que o fundo esteja dourado. Não estranhe, em cima fica branco mesmo. Dá para substituir a maisena pelo polvilho doce.
Para o glacê:
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
2 claras
Leve ao fogo a água com o açúcar e deixe ferver até ponto de fio, bater as claras em neve e ir colocando a calda quente sobre as claras delicadamente. bata por 5 min, depois decore as bolachas e leve ao forno para secar o glacê.




                 

5 comentários:

  1. Oi, essa massa e a mesma que usou para os outros formatos como coelho e arvore de natal?
    Onde voce comprou as forminhas, posso comprar todas ai, afinal t sempre em Joinville.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Eli, obrigada pelo recadinho.Respondendo a sua pergunta, a massa é a mesma sim,nas bolachinhas de coelhinho adicionei açúcar de balnilha. Já as de natal adicionei melado e especiarias como canela,cravo moido.As forminhas eu comprei em lojas de artigo para festa (Chocante e piter pan).Você pode dar uma olhadinha nessas lojinhas de 1,99 lá que encontrei a forminha para fazer as bolachinhas de carinhas.Eli Você é celíaca? de que cidade vc é?
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patricia, poxa nao lembrou de mim.......rsrsrrs
    Bom sou a Eliane aqui de Sao paulo mae da Bianca e te ajudei algumas vezes conversando pelo orkut no talk, meu parentes moram ai em Jonville, sera que agora lembra?
    Adorei seu blog, para uma pessoa que tinha tantos medos eu percebi que evolui muito, te falei que o tempo era o melhor remedio para aprender a lhe dar com os problemas do dia a dia.
    Ainda vamos tomar um cafezinho juntas, ok
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah clarooo,Eliane desculpe é que sua foto está bem pequeninha, não da para ampliar...desculpe mesmo.(rs)Com certeza você me ajudou muito,e aprendi muitas coisas com vc!Sempre te acompanho no face.Pois é, agora Estou com esse blog, espero poder ajudar muitas pessoas, assim como vc me ajudou, seja através de palavras, receitas, dicas, enfim...Eli quero poder divulgar suas receitas maravilhosas aqui também, se vc permitir, é claro. Estou te devendo um cafezinho aqui em casa,com muitas delícias sem glúten. Me avise quando vir para joinville. Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Ufa que bom que lmbrou de mim......rsrsrs
    Olha nao vou demorar muito pra ir a Jonville, mas pena que ultimamente so para ter noticias ruins, familiar doente.
    Mas prometo te avisar um dia que estiver ai e tomar um cafezinho e trocarmos muitas ideias.
    bjs e ta lindo seu blog, eu deveria me animar e fazer um tbem, adoro escrever.
    Veja la as ultimas fotos que psotei dos bolos que fiz para meu aniversario.

    ResponderExcluir