terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Novidades no desenvolvimento da vacina para a doença celíaca


Em 2009 e 2010  a revista vida sem glúten e alergias, publicou  dois artigos (‘Vacina para Doença Celíaca?’ e  ‘Novos Avanços no Desenvolvimento de uma Vacina para a Doença Celíaca’) sobre o desenvolvimento futuro de uma vacina para a doença celíaca por um grupo de pesquisadores australianos liderados pelo Dr. Bob Anderson. Muitos leitores se interessaram pelo assunto e nos escreveram. Recentemente, novos avanços foram divulgados, os quais relatamos abaixo

A primeira fase de testes clínicos da vacina foi conduzida em Melbourne na Austrália e investigou a segurança e atividade da vacina, denominada Nexvax2, a qual está sendo desenvolvida em colaboração com a empresa norte-americana ImmusanT, da qual o Dr. Anderson é Diretor Médico e Científico. Segundo o Dr. Anderson, a primeira fase do estudo revelou que a Nexvax2- foi bem tolerada pelos pacientes, apresentando os efeitos esperados em pacientes portadores da doença celíaca. Segundo o pesquisador, a vacina seria eficaz no tratamento da maioria dos pacientes celiacos aumentando a tolerância dos pacientes à ingestão de alimentos contendo gluten. Atualmente, no entanto, a dieta sem glúten continua sendo a única forma de tratamento eficaz.

Em dezembro de 2011, a compania anunciou ter conseguido um investimento de cerca de $20 milhões de dólares, o qual possibilitirá dar continuidade ao desenvolvimento da vacina. Além disso, a ImmusanT também planeja desenvolver novas formas de diagnosticar a doença, já que atualmente este ainda é um processo caro, demorado, e muitas vezes pouco preciso. Dentre estas, está o desenvolvimento de novos testes serológicos, e de uma ferramenta (baseada na reação das células-T) a qual servirá tanto para o diagnóstico como para o monitoramento da doença.
O website da compania ImmusanT permite o acompanhamento das notícias sobre o desenvolvimento da Vacina: http://www.immusant.com/nexvax2/

Fonte: http://www.vidasemglutenealergias.com/

3 comentários:

  1. Que legal!!! Espero que encontrem mesmo uma saída saudável e acessível para todos os celíacos. Parabéns pela postagem. Muito legal, Patrícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ruy
    Meu objetivo aqui no blog não é produzir textos e sim, manter as pessoas informadas, principalmente sobre as novidades que acontecem sobre o assunto. Não é o seu caso mas sei que tem pessoas não gostam da forma que passo as informações. Não sou jornalista, então não preciso criar ou produzir matérias e sim como disse divulgá-las!
    Obrigada pela visita no meu blog!
    Abraços.

    Esperamos muito mesmo... Nós pais de celíacos ficamos na esperança,espectativa e torcendo muito para que seja comercializada logo. Também que seja acessível!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso seria um avanço muito importante pra nós, espero que possamos ter boas novidades em breve!!

    ResponderExcluir