domingo, 2 de junho de 2013

Um cardápio de possibilidades surge com a nova Vacina ....


Fonte: http://oglobo.globo.com/saude/um-cardapio-de-possibilidades-surge-com-nova-vacina-6349931

RIO - Uma vacina que impede o organismo de reagir a um dos principais ingredientes do pão, o glúten, está sendo testada em mais de 100 pacientes dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com a empresa Immusant Inc, essa pode ser a “primeira receita no mundo para curar a doença celíaca”.
Depois de identificarem 3.000 fragmentos proteicos do glúten que causam danos ao organismo, os cientistas reduziram esse número a três, que pareceram explicar quase todos os casos da doença celíaca. A partir daí, desenvolveram a nova vacina, que, de acordo com os testes realizados em laboratório, mostraram que o medicamento pode ajudar o sistema imunológico a se tornar tolerante ao glúten.
— Esperamos que o NexVax2 reduza drasticamente a resposta imunológica do organismo ao glúten para que o paciente possa ter uma dieta normal e uma vida saudável — disse um porta-voz da Immusant Inc ao site do Daily Mail UK.
A nova vacina contém pequenos fragmentos de proteínas, que são as responsáveis ​​pelo desencadeamento do sistema imunológico durante o processo digestivo. Por serem tão pequenos, os fragmentos não são atacados pelo sistema imunológico que são aumentados gradualmente, permitindo que o sistema imunológico habitue-se lentamente a níveis mais elevados de glúten.
Com a intolerância ao glúten, normalmente, a pessoa sofre crises de diarreia e vômitos depois de comer algum alimento que contenha a substância. Dessa maneira, o organismo fica carente de proteínas e minerais e os ossos começam a enfraquecer, aumentando o risco de osteoporose. Estudos mostram ainda que o risco de câncer de intestino também aumenta.
Atualmente, não há cura para a doença, apesar de haver dietas e medicamentos que podem ajudar a controlar os sintomas. Enquanto isso, os cientistas dizem que a vitamina D pode ajudar a tratar a colite ulcerosa.
Embora o pão seja o mais conhecido vilão, o glúten também pode ser encontrado alimentos como massas, bolos e biscoitos.
— A vacina definitivamente poderá fazer a diferença. A empresa espera ter tudo pronto dentro dos próximos três ou quatro anos — afirmou a pesquisa Sarah Sleet, chefe-executiva da “Charity Coeliac UK”, que financiou parte do trabalho sobre a vacina.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/um-cardapio-de-possibilidades-surge-com-nova-vacina-6349931#ixzz2U7CnomCp

2 comentários:

  1. Patricia, parabéns pelo teu empenho e dedicação para tornar a alimentação do filho e da família mais saudável, pelo afeto que colocas, pelos conhecimentos que gentilmente compartilhas no teu blog! Sou grata pelo que aprendo com vc, pois tbm sou celíaca. Abraço Silvana Pohl

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Silvana pelo carinho, tudo que compartilho é o que aprendo também.Suas palavras são de grande incentivo para mim.
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir