segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pão de Queijo sem Queijo e sem Leite

paodequeijosemgluten

Esta receita é especial, pois além de não ter queijo, é muito saborosa, o pãozinho de queijo fica bem macio. Uma delícia. ...A receita rende bastante, fiz alguns com recheio de presunto com orégano, meu filho adorou.
Para quem quiser pode variar a receita acrescentando batata  salsa também.
Minha sugestão é que seja assado a quantidade necessária para ser consumido no mesmo dia, pois para o dia seguinte fica ressecado.

ingredientes:

4 batatas grandes (530g mais ou menos)
3 ovos
125ml de óleo (1/2 copo americano)
16g de sal (1 colher de sopa rasa)
500g de polvilho azedo
1 ou 2 colheres de sopa da água que cozinhou as batatas

Preparo

Descasque e cozinhe as batatas até ficarem macias. Escorra e preserve a água.

Passe as batatas pelo espremedor. Com as batatas ainda quentes coloque os ovos, o óleo, o sal e o polvilho.

Misture primeiramente com uma colher e depois amasse com as mãos unindo todos os ingredientes, até formar uma massa uniforme.

Caso sinta necessidade coloque uma ou duas colheres de sopa da água que cozinhou a as batatas. Nesta receita usamos duas colheres. A batata era um pouco seca.

Quando a batata é mais úmida colocar somente uma colher.

Pré-aqueça o forno na temperatura de 250 graus por uns 10 minutos. Enquanto o forno está aquecendo, faça os pãezinhos (bolinhas) e coloque em forma untada.

Abaixe o forno para 180g e asse os pães por 45 minutos. Vai depender do forno de cada um. Quando os pães estiverem levemente dourados por fora e bem crescidos estarão prontos.

Esses pães podem ser congelados e assados em outra ocasião. Nesse caso, faça os pãezinhos e congele-os numa forma um longe do outro. Quando congelados coloque-os num saco plástico e feche bem. Para assá-los retire do congelador e coloque diretamente no forno. Ele fica muito gostoso quando quente e acompanhado de margarina sem glúten, geléia ou mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário