sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fitoterapia

 


Conheça os benefícios das plantas com este tratamento natural

Você sabe o que é a fitoterapia?
A palavra Fitoterapia deriva dos termos "phyton" (vegetal) e "therapeia" (terapia), que juntos significam "tratamento de doença mediante o uso de plantas". Trata-se, portanto, de um tratamento pelas propriedades terapêuticas das plantas medicinais. São consideradas plantas medicinais aquelas que possuem algum efeito terapêutico benéfico ao organismo.

A fitoterapia é utilizada desde a antiguidade e vem sendo desvendada nos tempos atuais pela ciência. É uma das terapias naturais mais estudas pela ciência, que comprova seus efeitos benéficos para a saúde.
Se usada de maneira correta a fitoterapia tem efeitos reguladores incríveis para o organismo. Falamos de "efeito regulador" porque as plantas contêm componentes e princípios ativos em dosagens equilibradas, de maneira a equilibrar as funções orgânicas na medida certa.

Como se usa a fitoterapia?
Existem diferentes preparações dos remédios fitoterápicos: podem ser em forma de chás, tinturas, cataplasmas, pomadas, banhos, entre outros, que dependem do objetivo terapêutico específico. No caso dos chás existem basicamente três modos de preparo: infusão, decocção e maceração, que dependem da parte utilizada da planta.

Chás fitoterápicos
Dicas de preparação de chás que você pode fazer na sua casa e desfrutar dos benefícios dessas plantas:
1. A infusão é o modo de preparo de chás quando se utiliza as "partes moles das plantas", como folhas e flores. Ferva a água e, somente após desligar o fogo, jogue a porção de folhas e/ou flores; em seguida abafe com uma tampa por aproximadamente 10 minutos.
2. A decocção é o modo de preparo de chás quando se utiliza as "partes mais rígidas das plantas", como talos, raízes, sementes e cascas. Ferva a água juntamente com a porção de talos, raízes, sementes e cascas de 5 a 7 minutos em fogo baixo, com o recipiente tampado.
Alguns chás que você pode fazer por esses dois métodos de preparo:

1. Camomila: são utilizadas as flores da planta, portanto prepara-se fazendo a infusão. Em uma xícara de água fervida, coloque 1 colher de sopa das flores e abafe por 10 minutos. A camomila é calmante e digestiva, melhorando as questões de insônia, agitação, estresse, cólicas menstruais e do aparelho digestivo.

2. Erva-Doce: utilizam-se os frutos secos, portanto prepara-se pelo método de decocção. Ferva uma colher de sobremesa dos frutos secos em 200ml de água. A erva-doce também é calmante e é muito utilizada para cólicas intestinais e espasmos. Também é usada como expectorante nas afecções pulmonares. É uma planta que trabalha muito com os líquidos corporais, estimulando também a transpiração e diurese, ajudando na eliminação de toxinas.

3. Pau-Canela: utiliza-se a casca, portanto faz a decocção. Ferva 2 cascas pequenas para cada 200ml de água. A canela é muito usada para tratar problemas menstruais de falta ou excesso de menstruação. Porém é contra indicada nos casos de suspeita ou certeza de gravidez por ser abortiva. Por ser uma planta que aquece, ela é muito útil para auxiliar no tratamento de gripes, estados febris (efeito antitérmico), reumatismos, queimaduras por frio, paralisias, extremidades frias, pressão baixa e outros problemas que envolvam a temperatura corporal. Há estudos que dizem que a canela auxilia no tratamento da diabete, contribuindo para o equilíbrio da glicemia.

4. Carqueja: são utilizadas as hastes. Se as hastes não estivem moídas, faz-se a decocção, caso contrário, pode ser feita a infusão. Uma colher de sopa para cada 200ml de água. A carqueja é muito utilizada no auxílio da digestão, sendo indicadas para má digestão e intoxicações alimentares que afetam o fígado. Também é utilizada para reduzir colesterol, promover diurese, reduzir a pressão arterial e auxiliar no tratamento da obesidade. Deve-se tomar cuidado com as grávidas e lactantes, pois pode provocar queda na pressão arterial.

Cuidados

É necessário que a pessoa procure um profissional bem capacitado e apto a trabalhar com indicação de plantas medicinais, quando se quer fazer um tratamento fitoterápico, pois muitas plantas se usadas de maneira incorreta podem ser muito tóxicas e letais. Há também a questão de identificar bem a planta que você está procurando, pois existem plantas que são parecidas e erros de identificação da planta podem levar uma pessoa leiga a selecionar e ingerir uma planta tóxica por engano.
Algumas plantas também possuem contraindicações para determinados tipos de patologias, como a hipertensão, e também possuem restrições quanto ao uso concomitante com medicamentos onde possam ocorrer interações medicamentosas. Portanto, para evitar transtornos é melhor procurar um profissional que entenda bem do assunto.
Texto produzido pela equipe do Instituto Aline Pastori - Clinica-Escola de Terapias Naturais: http://www.institutoalinepastori.com.br/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário