terça-feira, 31 de maio de 2011

Bolo De Chocolate E Coco.




Bolo de achocolatado e coco sem farinha


Ingredientes massa:
7 ovos inteiros
7 colheres (sopa) de achocolatado (marca de preferência sem glúten)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes cobertura:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

 Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes da massa no liquidificador e acrescentar ao final o fermento em pó. Misturar levemente. Levar para assar em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha . Depois de pronto, acrescente a cobertura, que é preparada levando-se todos os ingredientes ao fogo, misturados até o ponto de um brigadeiro mole. Finalize a receita com raspas 





sábado, 28 de maio de 2011

Receita Ana Maria Braga: Rocambole Salgado Sem Farinha..




INGREDIENTES:
Massa
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
6 claras
6 gemas peneiradas
Maionese a gosto
1/2 xícara (chá) de molho de tomate (para pincelar)
Queijo meia cura ralado a gosto (para polvilhar)
Sugestões de recheio: carne seca, presunto e queijo, palmito
Recheio de carne seca
Fio de óleo
1 cebola picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
Pimenta vermelha picada a gosto
400g de carne seca, dessalgada, cozida e desfiada
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
Sal e salsinha picada a gosto
Recheio de presunto e queijo
200g de queijo prato picado
200g de queijo mussarela picado
200g de presunto picado
3 tomates sem sementes cortados em cubinhos
Sal e orégano a gosto
Recheio de palmito
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 vidro de palmito picado (300g)
2 tomates sem pele e sem semente cortados em cubinhos
1 envelope de caldo de carne em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de água misturada com 1 colher (sopa) de fécula de batata
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
Cheiro verde picado a gosto


MODO DE PREPARO
Massa
Numa tigela misture o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento em pó e sal. Reserve.
Numa batedeira coloque as claras e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione as gemas peneiradas. Diminua a velocidade da batedeira e continue batendo até a massa ficar cremosa (cerca de 10 minutos). Junte esta massa com a mistura de polvilhos (reservada acima) e misture delicadamente.
Numa fôrma untada e polvilhada com polvilho doce coloque a massa (feita acima) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido. Reserve.

Montagem
Numa assadeira coloque a massa do rocambole (reservada acima), abra com cuidado, espalhe uma camada de maionese, o recheio de sua preferência e enrole com cuidado. Transfira para uma assadeira untada, pincele o rocambole com molho de tomate, polvilhe queijo meia cura ralado a gosto e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Recheio de carne seca
Numa panela coloque o fio de óleo, a cebola picadinha e o alho e leve ao fogo médio até dourar (cerca 5 minutos). Adicione pimenta vermelha picada a gosto, a carne seca e o molho de tomate. Misture bem, corrija o sal e polvilhe salsinha picada a gosto.

Recheio de presunto e queijo
Numa tigela coloque o queijo prato picado, o queijo mussarela, o presunto, os tomates, sal e orégano a gosto e misture bem.

Recheio de palmito
Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o palmito, os tomates, o caldo de carne, a água misturada com a fécula de batata, sal e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 3 minutos. Junte a azeitona verde e cheiro verde picado a gosto e misture.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Encomendas De bolinha de Queijo com Orégano Sem Glúten.



Bolinha de queijo com orégano


Mini Coxinha.

Os salgadinhos da Uebaaa sem Glúten, são saborosos, crocantes, a massa macia, e sequinhos sem gordura. Vc nem percebe que é sem glúten. Uma delícia! Experimente!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não perca!

Dia 02 de Junho no Programa Bem Estar da TV Globo, entrevista sobre a DOENÇA CELÍACA com os Gastroenterologistas de SP, Dra. Vera Lucia Sdepanian, Dr. Aytan e o Dr. Junqueira.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aipim Frito Crocante


Aqui em casa evito fazer frituras, mas quem resiste a uma porção de aipim ou (macaxeira) fritinho na hora? Meu filho adora, então dedico este post para os apaixonados por essa delícia! Adoro fazer variações, colocar em cima queijo ralado, bacon  ou salsinha picadinha. Para complementar um molhinho rosé, aqui está a receita:



Ingredientes
3 colheres de sopa de catchup
3/4 xícara de creme de leite (180 ml) misturado com 1 colher de sopa de suco de limão
8 gotas de molho inglês
Colocar em  uma tigela média, bater todos os ingredientes com um batedor de mão
até obter um creme liso e homogêneo (cerca de 4 minutos)

Para o Aipim:
Ingredientes:
3 kg de macaxeira (ou quanto for necessário)
3 litros de água ou o necessário
Sal a gosto
Modo de Preparo:

Descasque a macaxeira ou aipim, corte em roletes inteiros sem dividi-los ao meio e coloque pra cozinhar com bastante água e sal a gosto
Deixe cozinhar até ficar bem mole, quanto tirar do fogo escorra colocando a tampa da panela deixando cair toda água, encoste a panela com a macaxeira dentro até esfriar totalmente, só então, com uma faquinha tire os talinhos e divida em tiras grossas ou finas, coloque numa vasilha de plástico com tampa e coloque na geladeira onde fique bem resfriada
Dura muitos dias e você vai fritando no óleo quente ou manteiga conforme a hora da fome.

Penne sem Glúten ao Pesto

Hummmm....Fácil de prepar e muito saboroso, experimente!

Ingredientes
  • 500 gr de massa tipo penne
  • extrato de tomate
  • manjercao
  • 1 colher de café de acucar
  • creme de leite
  • Alho, azeite e sal
Modo de preparo
  1. Cozinhe a massa e reserve
  2. Junte no liquidificador o manjericão, alho,azeite meia xícara de creme de leite fresco
  3. Bata e reserve
  4. Aqueça o creme de leite
  5. Junte o extrato de tomate com o açúcar e misture bem e junte ao creme de leite
  6. Junte a mistura já batida e deixe reduzir
  7. Junte a massa misture bem e sirva

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é Glúten?


O GLÚTEN

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.


A Doença Celíaca de hoje

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.


RECOMENDAÇÕES PARA PREPARAR ALIMENTOS
SEM GLÚTEN:

Os portadores de doença celíaca têm intolerância ao glúten, proteína que está presente no trigo, no centeio, na cevada, no malte e na aveia. Essa sensibilidade ocorre mesmo quando o celíaco ingere uma quantidade mínima de glúten. Portanto para preparar alimentos para celíacos, é preciso muito cuidado em todas as etapas da preparação, começando na compra dos ingredientes, passando pela sua execução e conservação, e finalizando com seu aquecimento. Seguindo as recomendações abaixo, você estará preparando um alimento apropriado para ser consumido por um celíaco:

EM CASA
Os produtos que se consome com pães como manteiga, requeijão, doces, etc, devem ser de uso exclusivo do celíaco.
A família e os amigos devem ser esclarecidos sobre o problema e ajudar para que o celíaco consuma seus alimentos com toda a segurança, livre de contaminação.

NUNCA USE AS FARINHAS PROIBIDAS - CONTÉM GLÚTEN:
Trigo branco ou integral, centeio, cevada, malte, aveia, rosca, trigo para kibe, semolina de trigo.

USE SOMENTE AS FARINHAS PERMITIDAS QUE NÃO CONTÉM GLÚTEN:
Creme ou farinha de arroz branco ou integral, fécula de batata, polvilho doce ou azedo, fécula de mandioca, fubá, farinha de milho, farinha de mandioca, maizena, fécula de milho, farinha de soja, semolina de milho.
Informe-se junto ao fornecedor de farinhas se estas estão sendo processadas em moinho exclusivo e armazenadas em depósito separado das farinhas com glúten.

SELECIONE COM CUIDADO OS INGREDIENTES  SEM  GLÚTEN:
Utilize sempre produtos frescos, embalados na fábrica, leia com atenção os rótulos dos produtos industrializados  e não utilize o produto se o mesmo tiver pelo menos uma das seguintes inscrições: contém glúten, trigo, aveia, centeio, malte, cevada, amido ou amido modificado, extrato de malte, xarope de malte, proteína vegetal texturizada ou hidrolizada.
Em caso de dúvida, ligue para o fabricante, pergunte a composição do produto e confirme ou não a isenção de glúten.

Pavê de Amendoim e Chocolate Sem Glúten.

Novidades para encomendas sem glúten. Não deixe faltar em sua festa esse delicioso pavê.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Baguete com Presunto e Mussarela Sem glúten.

Esta receita é da Erivane Moreno, autora do livro E enfim sou mãe! Obrigada Eri por compartilhar suas receitas. Para quem quiser conhecer mais sobre o Livro: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18393802402937215619 .Esta receita está fazendo sucesso também na comunidade Viva sem Glúten http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=94737905&tid=5608037093011038235&start=1







MASSA:

1/4 xícara de farinha de milho (usei a Kimilho)
3/4 xícara farinha de arroz (uso Cerealista)
1/4 xícara farinha Moti
1/4 xícara de fécula de mandioca
1/2 xícara de farinha de tapioca
2 colheres de chá de goma Xantana
3/4 colher de chá de sal
2 ovos
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar para levedura
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
2/4 xícara de água morna
2 colheres de sopa de ricota
2 1/2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher chá de vinagre ou vinho de maçã
1 colher de sopa de mel
MODO DE FAZER:
Misture todos os ingredientes secos e reserve.

Faça levedura com 1 colher de chá de açúcar,
1/4 xic. água morna e o fermento biológico.
 Deixe fermentar.

Amasse a ricota, o mel, o azeite e o vinagre e separe (estes tem que estar em temperatura ambiente).
Aí fica a gosto: ou amasse tudo com a mão ou na batedeira.

1.Coloque os 2 ovos e amasse com os ingredientes secos.
2.Depois coloque a mistura da ricota, azeite, mel e vinagre.
3.Depois coloque a levedura.
4. Depois acrescente o restante da água.

A massa fica parecida com a massa de um pão convencional, só que pegajosa. Para facilitar coloque azeite das mãos da hora de espalhar na massa de pizza.
Deixe o forno pré aquecido e coloque em fogo alto,  depois abaixe para cozinhar bem a massa.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Torta de Abobrinha sem glúten e Sem Lactose.

 


Ingredientes:
 1 xícara de caldo caseiro ou água (pode ser a água da cocção de vegetais)
 1/2 xícara de óleo de canola:
 2 ovos (de preferência caipira)
 1/2 colher de chá de sal marinho

 12 colheres de sopa de farinha de arroz (de preferência integral)
 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
 2 colheres de sopa de farinha de soja tostada
 2 colheres de chá de fermento em pó

Recheio:

4 Abobrinhas: 40 kcal
 1 cebola: 35 kcal

Modo de fazer:

1. Refogar ou cozinhar os vegetais. Em caso de cocção com água, reutilizar a mesma como caldo.


2. Colocar os primeiros 4 ingredientes no liquidificador e misturar bem. 

3. Acrescentar as farinhas aos poucos e ir misturando.

4.Por último acrescentar o fermento e dar uma última misturada.
5. Cobrir o fundo num pirex previamente pincelado com óleo, colocar os vegetais, e cobrir com o restante da massa.

6. Por cima colocar as azeitonas, sementes e orégano e cozinhar em forno médio por 20-30 minutos (até a faca sair seca e a superfície estar dourada).

Valor por porção: 150 calorias


 

domingo, 15 de maio de 2011

Encomendas Sem Glúten

Bolo de cenoura recheado, cobertura de ganache de chocolate e raspas de chocolate para decorar.







Aqui ele está pronto para a entrega.





 Docinhos: brigadeiro, beijinho, dois amores.




Torta Alemã com raspas de chocolate.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia Internacional do celíaco.


No próximo dia 15 de maio será celebrado o Dia Internacional do
Celíaco. Durante todo mês as Associações de
Celíacos do Brasil (Acelbras) irão promover eventos em
vários estados, como caminhadas, cursos de culinárias,
palestras, feiras de produtos sem glúten, entre outras atividades.

A data foi instituída, principalmente, para chamar a atenção
dos governos e sociedade sobre a importância da
criação de políticas públicas que garantam os
direitos dos cidadãos celíacos. Além do Brasil, a
data foi adotada por vários países como Estados Unidos,
Uruguai, Argentina, Espanha e Canadá.

ACELBRA Joinville
II Caminhada do Dia Internacional do Celíaco - 15/05/2011  -
Avenida Beira Rio, em frente aoFórum as 08:30 horas -
(Evento Paralelo a Corrida e Caminhada "Todos pelo Diabetes")

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicionário dos Rótulos




Fazer opções saudáveis e nutritivas é essencial, mas o que quer dizer nos rótulos, aquelas letrinhas minúsculas que muitas vezes não entendemos? Vamos descobrir o que está por trás da formulação dos produtos. Estarei publicando aos poucos, para não ficar muito extenso.

ACIDULANTES - substâncias que promovem a acidez do alimento.

AÇÚCAR OU SACAROSE - importante fonte de energia. É a junção de dois monossacarídeos: a glicose e a frutose. Um produto sem açúcar não contém sacarose, mas pode possuir edulcorantes ou outros tipos de açúcares como o mel, o xarope de milho e a glicose, entre outros.

ADITIVOS - impedem alterações no alimento e mantêm seu estado fisiológico geral. Também são usados para dar o aroma, a cor e o sabor aos mais diversos produtos. São substâncias que contêm ou não valor nutritivo, conhecidas desenvolvicomo: estabilizantes, corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, espessantes, edulcorantes, umectantes, antiumectantes e acidulantes.

ADOÇANTES - substâncias que adoçam. Dividem-se em dois grupos: os naturais, que são sacarose, frutose, glicose, entre outros, e os sintéticos, como sacarina, ciclamato, aspartame, sucralose, acesulfame-k, entre outros.

ANTIOXIDANTES - são os elementos que impedem a formação de radicais livres no alimento.

ANTIUMECTANTES - reduzem a umidade do produto.

AROMATIZANTES - responsáveis por conferir aroma e sabor aos alimentos e bebidas.

BAIXA CALORIA - usada quando o alimento possui no máximo 40kcal/100g (sólidos) ou 20kcal/100ml (líquidos).

BAIXÍSSIMO TEOR DE SÓDIO (ou muito baixo teor de sódio) - expressão destinada aos alimentos com no máximo 40mg de sódio/100g ou 100ml.

BAIXO COLESTEROL - o termo é usado para indicar que o alimento tem no máximo 20mg de colesterol/100g (sólidos) ou 10mg de colesterol/100ml (líquidos) e máximo de 1,5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 0,75g de gordura saturada/100ml (líquidos).

BAIXO TEOR DE GORDURA - aparece no rótulo dos produtos que têm no máximo 3g de gorduras/100g (sólidos) ou 1,5 de gorduras/100ml (líquidos).

BAIXO TEOR DE GORDURA SATURADA - expressão utilizada quando o alimento possui no máximo 1,5g de gordura saturada/100g (sólidos) ou 0,75g de gordura saturada/100ml (líquidos).

BAIXO TEOR DE SÓDIO - os alimentos que têm essa informação em suas embalagens possuem no máximo 120mg de sódio/100g ou 100ml.

CÁLCIO - mantém a estrutura do corpo, ossos e dentes, além de prevenir a osteoporose e o raquitismo. As necessidades variam de acordo com a idade. Os adultos, em geral, precisam de 1g por dia. É importante lembrar que a vitamina D ajuda na sua absorção.

CARBOIDRATOS - são responsáveis por fornecer energia para o corpo, ajudando no crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Os carboidratos são divididos em: monossacarídeos (glicose, galactose, frutose), dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose) e polissacarídeos (amido e glicogênio). Os dois primeiros são considerados açúcares simples, por serem mais facilmente digeridos que os polissacarídeos. Os simples são o mel, o açúcar de mesa, das frutas e do leite e fazem parte dos complexos os pães, as massas e os cereais.

COLESTEROL - deve-se limitar seu consumo máximo diário a 300 mg, recomendado para adultos de altura e peso médios. O colesterol está presente em alimentos de origem animal, como fígado e outras vísceras, gema de ovo e gordura de alimentos derivados do leite. É formado principalmente por gorduras saturadas. Quanto mais elevada a concentração de colesterol no sangue, maior será seu acúmulo nas paredes das artérias, provocando seu entupimento, que é chamado de aterosclerose, o grande responsável pelo infarto e derrame cerebral.

CONSERVANTES OU CONSERVADORES - são substâncias que impedem as alterações que ocorrem no alimento causadas por microorganismos.

CORANTES - responsáveis por dar cor aos alimentos

DIET - qualquer alimento recebe essa denominação quando não tem adição de algum componente em sua formulação. Normalmente é o açúcar, mas também pode ser o sal. No entanto, isso não quer dizer necessariamente que possuem calorias reduzidas. Um chocolate diet, por exemplo, é indicado para um diabético, pois não contém açúcar. Porém, pode ter o mesmo tanto ou mais de calorias de um chocolate comum.

EDULCORANTES - conhecidos como adoçantes, dão o sabor doce ao alimento.

ESPESSANTES - elementos que deixam os líquidos mais viscosos.

ESTABILIZANTES - substâncias aplicadas para manter a uniformidade e homogeneidade do produto, deixando- o mais viscoso. Sem contar que esses aditivos previnem a formação de cristais que comprometem a consistência.

FERRO - além de transportar o oxigênio até as células, atua também na fabricação de células vermelhas do sangue.

FIBRA ALIMENTAR - componente presente em alimentos de origem vegetal. Contribuem para a diminuição do risco de doenças do coração, câncer de intestino, diabetes, hemorróidas, entre outros problemas. As fibras ainda ajudam a eliminar o colesterol, além de regularem o funcionamento dos intestinos.

GLÚTEN - proteína encontrada no centeio, trigo, aveia, malte e cevada. Entre os vários aminoácidos que compõem o glúten, a gliadina é a mais tóxica. Mesmo a menor quantidade é prejudicial a quem tem intolerância ao glúten, os chamados celíacos.

GORDURAS INSATURADAS - são as que não prejudicam as artérias. Pelo contrário, ajudam a combater o colesterol ruim. São divididas em: monoinsaturadas e poliinsaturadas. O ideal é que as insaturadas representem mais de 20% das gorduras consumidas.

GORDURAS MONOINSATURADAS - não promovem o aumento do colesterol e protegem o coração.

GORDURAS POLIINSATURADAS - também não elevam o colesterol ruim.

GORDURAS SATURADAS - são as grandes vilãs da alimentação, pois aumentam o nível de colesterol ruim no sangue, elevando os riscos de problemas cardíacos.

GORDURAS TOTAIS - é o somatório das gorduras presentes no produto, ou seja, as saturadas, as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Alguns rótulos apresentam as informações separadamente.

GORDURA TRANS - muito usadas pela indústria dos alimentos, no primeiro estágio, são líquidas e pertencem às gorduras poliinsaturadas. Porém, para obter consistência sólida são submetidas a processos químicos que injetam hidrogênio em alta pressão, transformando-as em gorduras trans. São mais perigosas que as saturadas - além de aumentarem o colesterol ruim, reduzem cerca de 20% o colesterol bom. É provável que alimentos que tenham gordura vegetal e óleo vegetal hidrogenado em suas formulações possuam as trans.

LACTOSE - é o açúcar do leite, por isso é encontrada apenas nesse alimento e em seus derivados. Faz parte da família dos carboidratos. Cada molécula de lactose é formada por dois açúcares simples: glicose e galactose. Para ser absorvida e utilizada pelo corpo como fonte de energia, precisa ser hidrolisada pela enzima lactase, encontrada no intestino delgado. Quando essa enzima tem menor atividade, parte da lactose não é digerida, sendo fermentada pelas bactérias do intestino grosso, caracterizando o quadro conhecido por intolerância à  lactose.
Fonte: Revista Viva e Saúde Edição 15- julho/2005

LIGHT - essa denominação indica que o alimento tem redução de, no mínimo, 25% em um de seus componentes, geralmente gordura ou açúcar. No rótulo, encontra-se também uma tabela comparativa entre o produto light e sua versão comum. Ter menos calorias, porém, não significa que o alimento seja saudável ou nutritivo. Para isso o melhor é comparar os demais nutrientes da formulação.

LIGHT EM SAL (ou Light em sódio) - expressão que avisa que o alimento atende ao atributo 'baixo teor de sódio' ou tem o teor de sódio reduzido em pelo menos 25% em relação ao produto convencional.

MACRONUTRIENTES - são os nutrientes que conferem os valores de energia aos alimentos. Eles são divididos em três: carboidratos, proteínas e gorduras.

NÃO CALÓRICO (ou não contém calorias ou sem calorias ou livre de calorias) - essa expressão é utilizada nos tipos de alimentos que possuem no máximo 4 kcal/100ml ou 100g.

NÃO CONTÉM COLESTEROL - nenhum produto feito exclusivamente com óleos vegetais contém colesterol. Isso porque suas composições não levam ingredientes de origem animal como leite, ovos ou manteiga. Atenção: mesmo sem colesterol o alimento pode conter gordura.

PROTEÍNAS - fornecem energia, mas a principal função é atuar na construção dos órgãos, tecidos e células.

SEM AÇÚCAR -expressão utilizada quando o alimento possui no máximo 0,5g de açúcar/100g ou 100ml.

SEM GORDURA - para usar esse termo, o alimento tem no máximo 0,5g de gorduras/100g ou 100ml.

SEM SAL (ou sem sódio) - essas palavras encontramse nas embalagens de alimentos que possuem no máximo 5mg de sódio/100g ou 100ml.

SÓDIO - é o sal. Seu consumo deve ser limitado a 6g por dia, no máximo. O excesso pode causar hipertensão.
Fonte: Revista Viva e Saúde Edição 15