sexta-feira, 29 de abril de 2011

Biscoitos personalizados sem glúten e sem Lactose.


Biscoitos sem glúten e sem lactose.





Biscoitos natalinos.





esses fiz para a  páscoa.



A Vida sem glúten de Isis Valverde.

Para quem ainda não leu a entrevista  da atriz Isis Valverde feita pelo site vida sem glúten  e alergias, vale a pena conferir, na entrevista a atriz revela como lida com a doença celíaca.

Mudar radicalmente os hábitos alimentares representa um desafio para qualquer pessoa. Imagine o que representa para uma celebridade, a quem os compromissos sociais, viagens e eventos são uma constante?
Nossa equipe entrevistou Isis Valverde, atriz conhecida nacionalmente, para saber como ela consegue conciliar uma vida dinâmica de gravações e eventos com a dieta sem glúten.
A Isis descobriu ser celíaca aos 19 anos, quando então passou a seguir a dieta rigorosamente. Para ela, a principal dificuldade inicial foi habituar-se a ler todos os rótulos dos alimentos que pretendia consumir.
Isis também nos confessou que não gosta muito de cozinhar. No entanto, ela está sempre cercada de profissionais que cuidam de aspectos como a alimentação e outras necessidades dos atores. Assim, esses profissionais se encarregam de garantir cardápios apropriados para a atriz, organizando também suas viagens e pesquisando com antecedência quais hotéis e restaurantes servem alimentos sem glúten.
Falando de seus pratos favoritos, Isis nos contou que gosta muito de comida japonesa, naturalmente desprovida de glúten.
- E qual o prato com glúten que você sente mais saudade? perguntamos. Ela respondeu prontamente que é Bolo de Cenoura.
A atriz disse que não conhece outros portadores da doença, mas sempre tem conhecimento de "alguém que conhece algum celíaco". E, muito responsável, quando lhe perguntamos que conselho daria a outras pessoas com esta restrição alimentar, ela nos disse:
- "Cuidem-se, porque isso é sério!"
Isis Valverde nos dá um excelente exemplo de como uma pessoa, portadora de doença celíaca, pode ter uma vida normal e dinâmica, respeitando todos os cuidados alimentares que lhe são impostos.
 http://www.vidasemglutenealergias.com/a-vida-sem-gluten-da-atriz-isis-valverde/409/

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Benefícios da Farinha de Frutas.


As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras e, por isso, alimentos essenciais no nosso dia a dia. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Mas o que acontece é que, em muitos casos, os benefícios ficam mais concentrados na casca do que na polpa. Como aproveitá-los então em prol da saúde?
É para isso que existem as farinhas de frutas, que nada mais são do que as cascas das frutas trituradas. E cada uma traz um benefício diferente.
Duas colheres de farinha de banana verde misturadas na água meia hora antes do almoço deram um sumiço na barriguinha de Laura. “Eu comecei tem dois meses. Eu vestia 40, agora estou vestindo 38”, diz.
A farinha de banana verde é o auge hoje das farinhas porque já está comprovado que a fibra dela é conhecida como amido resistente.
Ele vai alimentar as boas bactérias que nós temos no intestino, o que provoca uma menor absorção de glicose, menor absorção de gordura e um funcionamento intestinal melhor.
Na farinha feita com o bagaço da laranja o poder de queimar gorduras é ainda maior, mas atenção: é preciso ter certeza que é a laranja citrus aurantium, caso contrário, a pessoa consome a farinha de laranja, como fonte de fibra.
A farinha de maracujá tem pectina, uma fibra solúvel que além de ajudar no controle do colesterol e do nível de açúcar no sangue, reduz a absorção da gordura dos alimentos. Segundo pesquisas a pectina se transforma numa espécie de gel no estômago e diminui a fome.
Estudos já comprovaram também que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. “Também rica em resveratrol, ajuda a evitar o câncer”, diz Karin Honorato, nutricionista
Já os atletas podem usar a farinha do açaí, que tem todos os benefícios revigorastes da fruta, com uma vantagem: tem a metade das calorias da polpa. “O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, a farinha não tem lipídios”,explia a nutricionista.
Atenção: para conseguir todos esses benefícios é preciso beber muita água, pelo menos oito copos por dia. É que as fibras precisam de líquido pra ajudar o intestino a funcionar bem. Sem água, o efeito pode ser contrário.
Se o desejo maior for de emagrecer, o ideal é consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, no máximo quatro colheres por dia, mas se o interesse for pelos outros benefícios das farinhas ela pode ser misturada até no feijão com arroz.

Onde comprar
"Hoje em dia é fácil conseguir farinha de frutas em lojas de fitoterápicos”, disse Andrezza. “Mas é sempre importante saber a procedência dela. Às vezes as pessoas agem de má fé, colocam farinha de trigo no meio para render mais. Então eu recomendo que veja a embalagem atentamente”.
Independentemente de você comprar a farinha ou fazer na sua própria casa, a nutricionista reforçou que a forma de conservá-la é a mesma: num recipiente fechado e seco. Para fazer a farinha, tiramos toda a água da fruta. Se ela ficar úmida, pode estragar. Não é bom deixá-la exposta.”
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/farinha-de-frutas-oferece-diversos-beneficios-para-saude.html.
http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/farinha-de-fruta-ajuda-a-emagrecer-e-ate-evita-problemas-cardiacos/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Inspiração culinária.


Se você é fã dos programas da famosa chef britânica Nigella, assim como eu, vai se deliciar com o livro Nigella Bites.  (Você pode fazer as  receitas, mas sempre substituindo para a opção sem glúten, como no caso das  farinhas, e as  massas. Já os caldos substituo pelos naturais feitos da  própria carne, frango ou legumes.
No livro, Nigella revela o que faz na cozinha para agradar a si mesma, à família e aos amigos. São receitas para as mais diversas ocasiões, de cafés da manhã a petiscos, para saborear a qualquer hora do dia. Simples, fáceis e deliciosas, muitas dessas receitas saíram dos velhos caderninhos de culinária da família e ganharam reinterpretações que agregam mais valor à essência e aos encantos originais.
Nigella Lawson é autora de diversos livros de culinária, os quais a tornaram referência mundial no assunto. Apresentadora de um programa de TV veiculado no Brasil pela GNT, escreve também para o jornal The New York Times. Seu primeiro livro publicado pela Ediouro – NIGELLA EXPRESS – é um sucesso de vendas. Para saber mais sobre a autora e suas receitas, acesse o site http://www.nigella.com/

sábado, 23 de abril de 2011

Como Prevenir a gripe.


Gripe: o combate começa na mesa
Com a queda na temperatura, aumenta o risco de transmissão da gripe. A alimentação é uma das melhores maneiras para se prevenir. Ela fortalece o sistema imunológico e também ajuda você a se recuperar do vírus.
É preciso muita cautela e caldo de galinha, como diziam as nossas avós, no período de transição entre o outono e o inverno. Caso contrário, você corre o risco de contrair o vírus influenza, responsável pela nossa velha conhecida gripe. Segundo Rafael Stelmach, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, é regra geral as pessoas terem de três a quatro vezes mais quadros infecciosos nas vias respiratórias aéreas durante esse período.
O vírus da gripe propaga-se muito rapidamente, principalmente em ambientes fechados e quando o clima está seco. Quando se instala no organismo, ele também pode trazer complicações sérias como pneumonia, s i nusite e até doenças fatais, como a meningite.
"Com exceção da vacina, que ajuda a prevenir a gripe, poucos remédios influem nesse processo, a não ser alguns anti-virais que devem ser administrados nas primeiras 12 horas, a partir dos sintomas iniciais", destaca o especialista em pneumologia.
A boa notícia, no entanto, é que é possível fortalecer o seu organismo com uma simples aliada: a alimentação. A nutróloga e endocrinologista Valéria Goulart, de São Paulo, preparou um cardápio de quatro dias com os alimentos especiais que vão ajudar você a se recuperar (e a reagir) durante o estado gripal.

CAMPEÕES DE RESISTÊNCIA
Estes nutrientes são valiosos na sua dieta. Não deixe faltar:

VITAMINA A: tem ação antiinflamatória. É encontrada no pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema, abacaxi.
VITAMINA B: aumenta a imunidade do organismo. Está presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.
VITAMINA C: atua como antioxidante, aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização. Pode ser encontrada no kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, acerola, limão e poncã.
SELÊNIO: antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. Está presente na cebola, gengibre e salsa.
LENTINAN: imunoestimulante, aumenta a produção das células de defesa do organismo. É encontrado nos cogumelos shiitakes.
ZINCO: presente em alguns alimentos, como aveia, feijão e leite, colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno.
Alguns alimentos são capazes de deixar o seu organismo mais resistente

INHAME: fortalece os gânglios linfáticos.
IOGURTE: estudos mostraram que os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Dose: um copo por dia.
GENGIBRE: fortalece o sistema de defesa. Pode ser usado em conserva na preparação dos pratos ou como chá, todos os dias.
ESPECIARIAS: alecrim, sálvia, orégano, sementes de mostarda e de erva-doce, salsinha, cebolinha e canela em pau possuem compostos fenólicos, substâncias que anulam a ação dos radicais livres.
GOIABA: rica em vitamina C, é uma arma poderosa contra infecções, fadiga e processos alérgicos.
MELANCIA: rica em betacaroteno (pró-vitamina A) e em vitaminas do complexo B e C. Também tem cálcio, fósforo, ferro e grande quantidade de água. Hoje, já se sabe que o licopeno e a glutationa, substâncias que a melancia possui em abundância, protegem o organismo contra os radicais livres.
MAÇÃ: a maçã se destaca pelo seu alto teor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras. Ela tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, evita problemas de pele e previne a fadiga mental e física.
CANJA DE GALINHA: muito receitada pelas nossas avós, é um prato nutritivo e saudável. Estudos comprovam que o calor e um aminoácido chamado cisteína, liberado quando a carne da galinha é cozida, torna o catarro menos espesso. Servida quente, ainda melhora a expectoração.
CHÁ DE PAU-D'ARCO: raiz de efeito antibiótico. Se possível, tomar todos os dias durante o período gripal. Encontrado nas lojas de produtos naturais.
 ALHO: estimula os macrófagos. Contém componentes sulfurados, que são antiinflamatórios e antibióticos.
Fonte: revistavivasaude.uol.com.br Edição 47.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quer afinar a cintura?



Quem pensa em perder alguns quilinhos acabou de ganhar mais uma aliada: a farinha de berinjela. Parece que o suplemento, entre outras ações, promete dar 'um empurrãozinho' no emagrecimento e ainda ajuda a diminuir a barriga. Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação.as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois  e também a concentração de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo. Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares.



 A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional da Longevid, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue. A farinha de berinjela ajuda a controlar este problema.
- O suplemento auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose. Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue. Em forma de farinha ou não, a berinjela é um alimento bastante nutritivo. Ela contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Fonte:http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/farinha-de-berinjela-e-a-nova-aliada-na-luta-contra-a-balanca-20100705.html

ACUPUNTURA


Busquei o tratamento com a acupuntura por ser uma terapia  natural, pois sou avessa a remédios. Sofria muito de enxaqueca, tive crises de síndrome de pânico e era  muito ansiosa. Há cerca de 3 anos sou  adepta a esta medicina oriental que é tão milagrosa. Logo nas primeiras sessões já pude ver o resultado e  se fico muito tempo longe,  já me faz falta. Incrível como a acupuntura me faz bem, o alívio que sinto quando todas as agulhas são colocadas é simplesmente indescritível. Só quem já fez, sabe. Para mim, é como se estivesse saindo de uma aula de yoga, fico completamente zen e renovada para a semana.  Hoje posso dizer que estou livre da enxaqueca, a ansiedade diminuiu e o pânico está controlado. Se você também quer  render-se a esta terapia, lembre-se sempre de procurar um ótimo profissíonal, para que os resultados sejam alcançados. Aqui em joinville indico a clínica Suzuki( Dr Suzuki.).



Há cinco mil anos os chineses utilizam a acupuntura para a manutenção da saúde e tratamento de distúrbios energéticos que levam ao desencadeamento das doenças orgânicas. Hoje já sabemos que a acupuntura é indicada principalmente para a pessoa se manter saudável, tendo como objetivo principal a prevenção das doenças.
Posteriormente descobriu-se que, através da estimulação de pontos específicos, a técnica poderia também ser utilizada para tratamento de patologias, desequilíbrios e desarmonias do corpo humano.
 A acupuntura é um sistema que pode influenciar basicamente 3 áreas de cuidados com saúde:
1. Promoção da saúde e bem estar;
2. Prevenção de doenças e
3. Tratamento de várias situações de saúde
Embora muitas pessoas associem acupuntura com controle da dor, e ela é realmente muito efetiva nesses casos, existem muitas outras doenças em que ela pode agir, como por exemplo:
" Desordens do sistema digestivo, como prisão de ventre, diarreia, gastrite;
" Desordens do sistema respiratório, como sinusite, asma, bronquite, infecções repetitivas;
" Desordens musculares e neurológicas, como dores de cabeça, dor na nuca, dor nas costas, ciática, várias formas de tendinite entre outros transtornos;
A acupuntura é particularmente útil em transtornos orgânicos relacionados à tensão emocional e ao estresse.
É uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, Sendo um método que estimula o próprio organismo a promover e equilibrar suas funções e também a melhorar seu funcionamento.
Como a acupuntura funciona?
Existem duas explicações: a clássica chinesa e a científica moderna.

A explicação chinesa tradicional é a de que existem canais de energia que seguem caminhos pelo corpo. Esses canais, chamados de meridianos, seriam como rios que vão fluindo pelo corpo para irrigar e nutrir os tecidos. Uma obstrução no movimento desses rios atuaria como se fosse uma represa, que retira água de certas regiões e concentra em outras, desequilibrando o sistema. Esses canais, os meridianos, seriam pela teoria chinesa influenciados pela inserção das agulhas em pontos específicos.
Já a explicação científica, contemporânea e baseada em estudos científicos controlados, é a de que a acupuntura atua diretamente no sistema nervoso, liberando substâncias químicas locais e à distância, incluindo o próprio cérebro. Já está comprovado que esses transmissores químicos conseguem influenciar o modo como o organismo reequilibra a sua química, promovendo a normalidade de funcionamento.
O resultado final é que a acupuntura estimula as habilidades curativas naturais do organismo, promovendo o bem estar físico e emocional.
 O sistema nervoso é estimulado, substâncias químicas e hormônios são liberados e como conseqüência a saúde e o bem estar acontecem.


                                          

Como posso auxiliar no tratamento?

  • Evite refeições pesadas imediatamente antes e imediatamente depois do tratamento.
  • Evite consumir bebidas alcoólicas, fazer exercícios extenuantes nas 6 horas antes e depois do tratamento.
  • Especialmente no início do tratamento, tente planejar suas atividades de modo a conseguir algum tempo de descanso depois das sessões, ou pelo menos não realizar trabalho que exija muito.
  • Continue tomando normalmente sua medicação prescrita por outros médicos, não esquecendo de anotar e comunicar quais são.
Fonte:http://www.melhorviverbem.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

Receitas Especiais sem Glúten, sem Trigo ou sem Laticínios


O livro  apresenta 100 receitas saudáveis e saborosas, especialmente elaboradas para quem tem restrição alimentar a glúten, trigo ou laticínios. A autora reúne opções criativas para cafés da manhã energéticos, almoços completos, jantares leves e lanches, além de deliciosos bolos e sobremesas tradicionais. Todas as receitas são feitas com ingredientes nutritivos e frescos. A obra é indicada não só para quem sofre de alguma alergia, mas também para quem quer manter uma dieta mais equilibrada, ajudando a desenvolver vitalidade e bem-estar sem perder a criatividade e o sabor dos pratos.

domingo, 17 de abril de 2011

Guia para os celíacos.

No link abaixo,  você pode conferir vários materiais onde aborda a doença celíaca tais como, orientações para pais e cuidadores, como receber uma criança celíaca em sua casa (esse guia é fundamental), além de literatura infantil e muito mais! Vale a pena conferir. http://www.acelbrajoinville.com.br/crbst_11.html

sábado, 16 de abril de 2011

O que quer dizer nosso corpo.


Achei muito interessante este texto...   Nosso corpo  fala, além da linguagem corporal, e a linguagem dos sinais,  muitas vezes o corpo dá sinais que dizem muito mais que nossa boca. encontrei no  site http://portal.medicinaoriental.com.br/

Muitas vezes :

 O resfriado escorre quando o corpo não chora.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.

O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Guirlanda de Páscoa

A Páscoa está chegando... Surpreenda-se fazendo sua própria guirlanda feita de ovos de chocolate, para   decorar  a sua casa ou presentear alguém especial.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Decoração de Ovinhos de páscoa

Esse delicado e colorido ovo coberto com tecido pode compor a decoração da casa. Melhor: as crianças podem ajudar na confecção. A sugestão é da artesã Ana Tuyama


Você vai precisar de:
- ovos de plástico
- retalhos de tecido
- fita de cetim 00
- círculo de feltro com 2,5 cm de diâmetro
- cola de bastão
- tesoura
- papel para molde

Para fazer o molde, meça a circunferência do ovo e divida por quatro. Isso vai mostrar a largura aproximada do ovo. A partir daí, desse um gomo com essas medidas. Feito o molde, corte quatro peças de tecido enviesado.

Passe cola por todo o avesso do tecido.

Cole o tecido, da ponta de cima do ovo,
esticando com os dedos até a parte inferior,
 escondendo a outra ponta dentro do ovo.
                                      
                               
Faça isso com os quatro gomos.

Se você intercalar as estampas,
o resultado ficará gracioso.

Com o auxílio de uma tesoura, acerte
os cantos para que as pontas coincidam

Observe como fica a parte inferior. 
       
                               
Passe cola ao longo da fita de cetim

                                 
Cole exatamente sobre as junções
dos tecidos fazendo um X pelo ovo.

                                  
vire a sobra da fita para o lado de dentro

                                   
Cole um círculo de feltro no fundo
 para dar o acabamento.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolachas enfeitadas


Sempre que vamos ao mercado, evito passar pelo corredor de biscoitos com meu filho, pois sei que ele vai ficar com vontade de provar. Certo dia, ele viu umas bolachinhas coloridas nas gôndolas em uma mercearia, e logo pediu. O impressionante é que ainda não encontramos essas bolachinhas para comprar por aqui sem glúten, então resolvi faze-las. A receita da massa, consegui com a Sandra na comunidade Viva Sem Glúten. É muito fácil  prepará-las, fica macia e muito saborosa.
A grande diversão é faze-las com as próprias crianças!

 ingredientes:
1 ovo
3 colheres cheias de margarina
4colheres de sopa de açucar
1/2 xicara de maisena
2 xicara de farinha de arroz
1 colher de chá de liga neutra
1 colher de sopa de pó royal.

Modo de preparo:
misture o ovo, o açúcar e a margarina, depois a parte seca e amasse bem. Abra a massa com um rolo e corte em  formatos de sua preferência. Usei cortadores de biscoitos encontrados em artigos para festa, (aqui em joinville tem na Docelândia, chocante e Piter pan). forre a forma com papel manteiga, para não grudar e leve ao forno médio por 25 min ou até que o fundo esteja dourado. Não estranhe, em cima fica branco mesmo. Dá para substituir a maisena pelo polvilho doce.
Para o glacê:
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
2 claras
Leve ao fogo a água com o açúcar e deixe ferver até ponto de fio, bater as claras em neve e ir colocando a calda quente sobre as claras delicadamente. bata por 5 min, depois decore as bolachas e leve ao forno para secar o glacê.




                 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Kits Promocionais de Páscoa

A Ovelbra Alimentos está com lindos kits promocionais, além dos chocolates sem glúten e sem lactose, está também com a linha de chocolates diets. acesse o link http://www.olvebra.com.br/loja/Secoes/secao.asp?secId=34

domingo, 3 de abril de 2011

A páscoa está chegando...


A empresa do Parke de Gramado na Serra Gaúcha, inovou e diversificou na produção de chocolates para esta páscoa! Todos os chocolates Do Parke, são  sem glúten. Confira:  http://doparke.com.br/ 







sábado, 2 de abril de 2011

Anemia, acabe com esse mal.

Por ser muitas vezes assintomática,  essa deficiência nutricional pode levar meses e até anos para ser descoberta. Veja o que é preciso observar no próprio corpo para evitar complicações mais sérias.



Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) são alarmantes: cerca de 1/3 da população mundial sofre com a anemia, considerada a deficiência nutricional mais comum em nossos tempos.
Ela causa a redução da concentração de hemoglobina no sangue, uma proteína cuja função primordial no organismo é transportar oxigênio.
Unhas planas, quebradiças ou em forma de colher e cabelos excessivamente frágeis podem indicar um quadro de anemia por falta de ferro.
Como consequência, o indivíduo que sofre de anemia por deficiência de ferro - existem também as provocadas pela falta de vitamina B12 e ácido fólico, que são mais raras - tende a sentir-se constantemente cansado, fraco, sofre com dores de cabeça, e, em casos mais graves, pode chegar a perceber uma significativa redução nas suas habilidades cognitivas e psicomotoras.
Nas crianças, um dos sintomas mais comuns é o atraso no crescimento.
O grande perigo é que, em muitos casos, essas mudanças físicas ocorrem de maneira lenta e gradual e não é raro que pacientes demorem meses e até mesmo anos para buscar ajuda especializada.

Panela de ferro funciona?
Cozinhar nesse tipo de panela, costume das famílias de antigamente, pode ser uma maneira interessante de prevenir e evitar que se agravem os quadros de anemia.
A receita do tempo das nossas avós realmente funciona. Para se ter uma idéia, a quantidade de ferro em 100 g de molho de tomate cozido em travessa de vidro é de 3 mg.
Porém,  se o molho for feito na panela de ferro, o valor sobe para 87 mg.



Atenção: mulheres e crianças

Mulheres em período reprodutivo, particularmente na gestação, e crianças nos primeiros anos de vida estão mais suscetíveis a desenvolver quadros de anemia por falta de ferro.
Nas mulheres férteis, são as perdas durante o período menstrual que contribuem para aumentar os riscos.
Já na gravidez é o desenvolvimento do feto que pode aumentar o uso das reservas da mãe, deixando-a mais  fragilizada.
Por esse motivo, é normal que, durante o pré-natal, elas recebam uma suplementação para repor o ferro perdido.
Nas crianças, o crescimento acelerado é o responsável pelo uso de grande quantidade desse mineral pelo organismo.

Diminua os riscos

O prato tradicional do brasileiro, composto de arroz,  feijão e um tipo de carne, está sendo cada vez mais substituído por alimentos industrializados e sanduíches de fast-food. Esses últimos, apesar de oferecerem elevado aporte energético, nem sempre garantem as quantidades necessárias de nutrientes. Com o passar do tempo, essa mudança de cardápio pode agravar as carências de substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro.
Outro erro bastante comum é a combinação inadequada de alimentos durante as refeições.
O bom e velho cafezinho, quando consumido logo após o almoço ou o jantar, pode se transformar num vilão e tanto.
Bebidas como café, chá, achocolatado e vinho, por serem ricos em compostos fenólicos, polifenóis e fosfatos, podem retardar a absorção do ferro pelo organismo.
O leite e seus derivados, por conterem grande quantidade de cálcio, também podem inibir o aproveitamento do ferro pelo organismo, quando ingeridos nas refeições principais.
No outro extremo estão os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas e os vegetais escuros. Consumidos durante o almoço ou o jantar, ou logo depois deles, são capazes de potencializar o aproveitamento desse mineral tão importante para o funcionamento do nosso corpo.
A vitamina C pode aumentar em até três vezes a absorção do ferro.  Encher o prato de verduras ou terminar suas refeições com uma boa salada de frutas é uma medida preventiva para evitar a deficiência do nutriente.
Uma maneira bastante eficiente de evitar ou tratar o problema é incluir alimentos ricos em ferro na dieta diária. São eles: fígado, rim, coração, carnes vermelhas, de aves ou de peixes, ostras, mariscos, gema de ovo, frutas secas, melaço, pães integrais e enriquecidos, (neste caso, use a farrinha de beterraba) vinhos, e feijão.

COMA PARA SE RECUPERAR

* Frutas secas são ricas em ferro e uma excelente pedida para os intervalos entre as refeições principais. consuma  dois ou três damascos ou figos secos a cada lanche ou, ainda, uma xícara
(café) de uvas-passas brancas e pretas.almoço e jantar
* É recomendado consumir carne vermelha todos os dias, nas duas refeições principais. Embora todos os tipos de carne contenham uma quantidade considerável de ferro, a vermelha é, de todas elas, a campeã nesse nutriente. Uma porção (bife com 100 g) no almoço e no jantar é suficiente.
* Inclua um prato de sobremesa de folhas verdes escuras, como espinafre e couve, nas duas refeições.
* Prefira sucos de frutas cítricas para acompanhar: de laranja, acerola, limão ou abacaxi.
* Consuma pelo menos 2  colheres (sopa) de feijão. O preto contém ainda mais ferro que o carioca.
* Substitua o arroz branco pelo integral. Além de mais saudável, ele tem uma porcentagem maior desse mineral na sua composição.
Fonte: revista viva saúde edição 71-2009.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nutrição e Saúde

Comida Saudável x Crianças



Veja como estimular seu filho a ter hábitos alimentares saudáveis.

Crianças não amam abobrinha e dificilmente pedirão para comer berinjela. Por outro lado, podem se sentir motivadas a comer qualquer tipo de alimento quando a refeição vier acompanhada de diversão e prazer. É por isso que, em vez de se desesperar e tentar obrigar os pequenos a comerem um prato de legumes cozidos, as mães devem transformar os vegetais e as frutas em algo atraente.

Um dos jeitos mais fáceis de fazer isso é aproveitar as cores vivas e as formas variadas dos vegetais para montar pratos divertidos. Como desenhar o rosto de um palhaço, com boca de vagem, nariz de tomate, olhos de feijão e cabelos de macarrão, por exemplo. Ou então usar os cortadores de biscoito em forma de estrela ou lua para criar sanduíches diferentes e com recheio colorido.



Dar para a criança talheres, pratos e jogos americanos cheios de desenhos e em cores vivas também ajuda a tornar o momento da refeição mais interessante, mesmo que no prato azul-turquesa seja colocado um pouquinho de arroz com feijão.

Outra ideia bastante eficiente é envolver a criança em todo o processo da refeição, levando-a na feira, dando a opção de escolher qual fruta ou verdura quer comprar e deixando pegar e conhecer cada uma das variedades selecionadas. Na hora de preparar o almoço, chame a criança para ajudá-la, dê a ela um chapéu de cozinheiro ou um avental e peça para polvilhar o queijo sobre o macarrão, espalhar o molho de tomate sobre a pizza, fazer bolinhas com a massa do pão ( sem glúten) ou despejar o temperinho verde sobre o arroz.

Deixar a criança manipular os alimentos sempre que possível é outro incentivo maravilhoso. Além de conhecerem o mundo pelo tato, as crianças adoram essa meleca! Assim, na hora do lanche, dê a seu filho pedaços de frutas e um iogurte e tenha coragem de deixá-lo usar as mãos para comer.



Por fim, e o mais importante, dê exemplo! Coma frutas e verduras na frente do seu filho. As crianças copiam tudo o que os pais fazem.

Detalhes importantes

– Se o seu filho disser que não gosta de abacate ou couve, respeite-o e lembre-se que você também não suporta alguns alimentos. Mas não deixe de oferecer esses sabores rejeitados. A criança precisa experimentar várias vezes o mesmo alimento até gostar dele.

– Crianças se satisfazem com pequenas porções. Por isso, não coloque muita comida no prato. Melhor é dar pequenas quantidades de comida a cada três horas do que forçá-la a limpar um prato cheio de uma só vez.

– Não misture os alimentos, como num arroz com legumes. O melhor é servir porçõezinhas de cada item para que a criança possa identificar o sabor e a textura de cada um.

– Se a criança se recusar a comer no almoço, ela vai reclamar de fome mais tarde. Quando isso acontecer, não ofereça um lanche, mas, sim, o prato de comida recusado anteriormente.

– Sucos e frutas em geral podem virar sobremesas deliciosas e atraentes, como sorvetes, musses, gelatinas e saladas de frutas. Explore essa vasta gama de possibilidades.