quinta-feira, 31 de março de 2011

Receita Maçã do Amor




Festa infantil com maçã do amor é uma delícia! agora maçã do amor de chocolate é melhor ainda, é super fácil de prepar e as crianças adoram!

Ingredientes:

Palitinhos de picolé (encontrado em supermercados)
1 Pacote de maçã (usei as pequeninhas da Mônica)
1 Barra de chocolate fracionada Harald

Modo de Preparo:

É só derreter o chocolate no microondas, ou em banho maria e banhar as maçãs, (use uma travessa funda) depois enfeite com granulados de sua preferência e espere secar.
Na foto acima,utilizei um repolho cortado ao meio e cobri com papel alumíneo, para poder fixar as maçãs.

Tortelli

Esta receita é muito prática, com ela você  também pode preparar rondelli, pastéis ou outros tipos de massas. Fica uma delícia!
Passo à passo da Receita:
2 xícaras de farinha de arroz
3 ovos grandes
1 pitada de sal.
Em uma superfície lisa, coloque a farinha de arroz e faça uma depressão no centro. Junte os ovos e o sal.
 Com um garfo, misture deixando a farinha cair por cima até que seja incorporada pelos ovos.(foto acima).


 Amasse bem até obter uma bola de massa homogênea que não grude nas mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos antes de utilizá-la.
 Em uma superfície polvilhada com farinha de arroz, abra a massa até obter um retângulo de 40x45 cm ou até ficar fina.Corte-a com um cortador de 6 cm de diâmetro (usei uma xícara pequena como cortador) sobre metade dos círculos, coloque o recheio, cubra com os outros círculos,  feche  e pressione as bordas  com o garfo.
                    
 Em uma panela grande, leve a água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto até ferver. Junte os tortellis e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 min ou até ficar al dente.

Escorra a massa e sirva com o molho de sua preferência .(na foto acima, fiz o molho à bolonhesa)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Novidade


A empresa Sem Glúten, da vizinha Jaraguá do sul, acaba de lançar o produto mais esperado por todos os celíacos, o pão francês sem glúten. Eu cito que é o mais esperado, pois já foram feitas várias pesquisas e realmente nenhuma empresa conseguiu produzi-lo ainda. Se o sabor ficar idêntico ou parecido com o original feito com trigo, será com certeza um grande sucesso.
A Sem Glúten, também está preparando um curso para quem quiser fazer seu próprio paõzinho francês em casa, os interessados deverão entrar em contato com a empresa. Mais informações no link abaixo: http://semglutenalimentos.blogspot.com/2011/03/pao-frances-sem-gluten-novas-fotos.html

domingo, 27 de março de 2011

Festinha de aniversário


Hoje, levei meu filho Matheus no aniversário do Pedro, filho da minha amiga Cláudia Rizzatti. De manhã preparei coxinhas e brigadeiros sem glúten para levar (foto acima). Não precisei fazer  muita coisa, pois lá já tinha gelatina, que ele adora! Ele se divertiu muito e sua alimentação estava segura. Muitas mães que tem filhos celíacos deixam de levá-los para aniversários e festas, inseguras com o que vão encontrar por lá.  Porém, muitos alimentos servidos podem ser consumidos tranquilamente, como gelatina, pipoca, balas de goma e marshmallow (estes dois, ainda assim deve-se conferir as informações da embalagem). É muito importante ligar antes para os pais do aniversariante para saber o que vai ser servido, claro, sempre explicando a situação da intolerância, no caso, da criança.

Esperança para os celíacos.



Muitos celíacos já devem estar sabendo dos novos avanços que a medicina australiana está fazendo em busca de uma vacina para tratamento da doença.
Saiu na  revista científica Science in Translational Medicine, que os  pesquisadores identificaram três substâncias presentes na composição do glúten (3 peptídeos, ou seja, pequenos fragmentos protéicos) responsáveis pela resposta auto-imune desencadeada pela ingestão do glúten em portadores da doença celíaca. A idéia destes estudos é determinar se os pacientes celíacos poderiam tolerar a ingestão do gluten a partir de um tratamento de desensibilização com quantidades muito pequenas destes três peptídeos descobertos. Por enquanto, os portadores da condição devem manter uma dieta sem gluten de forma rigorosa e permanente, e aguardar os novos avanços. Fonte: http://stm.sciencemag.org/content/2/41/41ra51.abstract 
Agora é esperar e torcer para que essa vacina saia logo!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bem vindos ao blog Uebaaa!!!





Olá, esse blog tem como objetivo apresentar os alimentos feitos por mim, mas, sobretudo divulgar a culinária sem glúten através de receitas, dicas e assuntos atuais sobre este tema que é tão pouco divulgado e conhecido do grande público.
Descobri há cerca de 2 anos e meio a doença celíaca, quando meu filho Matheus apresentou os sintomas mais severos (hoje ele está com 3 anos e meio). No inicio, foi um desespero muito grande pois ninguém da família tinha essa intolerância, não sabíamos nem como agir, pois quase tudo que encontrávamos nas prateleiras dos supermercados continha a horrorosa frase CONTÉM GLÚTEN. Acredito que no finalzinho  do túnel, sempre existe uma luz, e que Deus sempre coloca pessoas certas nas horas certas em nossas vidas!E que  pessoas iluminadas, existem sim!Somos gratos ao Dr. Paulo Furlaneto por ter suspeitado da doença celíaca em  nosso filho e por ter encaminhado a Dra. Luciana Krauze e a Dra. Rose Marcelino.
Posso dizer que nossa vida mudou para melhor quando conhecemos a Acelbra (Associação dos Celíacos de Joinville). Na associação, fomos apresentados para a Sandra e a Lisiane que foram  atenciosíssimas, nos mostraram que é possível sim, viver sem o glúten e comer coisas deliciosas e saudáveis!
Todo mês, elas organizam reuniões e palestras e ainda nos dão receitinhas maravilhosas! Como era e ainda é difícil encontrar alimentos sem glúten saborosos nos mercados, aprendi a fazer vários quitutes assim que o Matheus foi diagnosticado celíaco.  Como não podia excluir meu filho das festinhas de aniversário, resolvi que ele não iria ficar com vontade de comer o que as outras crianças podiam tranquilamente. Passei a fazer docinhos, e salgadinhos sem adição de glúten, com um detalhe, sempre busquei aprimorar mais qualidade ao sabor. Até hoje em todos os aniversários que ele vai, a correria é grande, mas a alegria de vê-lo feliz e integrado com as outras crianças é muito mais gratificante!